Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Tipos de Orçamento na Construção Civil - ESTIMATIVA DE CUSTOS

Existem algumas formas de se começar a chegar ao valor necessário para construir uma casa, o mais simples deles é a Estimativa de Custos.
A Estimativa de Custos é uma técnica, para se iniciar a pesquisa sobre o montante necessário para a execução de uma obra, muitas vezes é útil antes do início do projeto, para que o cliente, tenha em mente ao menos a área que será capaz de custear e também o nível de acabamento desta.
Infelizmente, muitas pessoas iniciam a construção de uma casa, sem ter nenhum parâmetro quanto a valores e acaba paralisando a obra durante sua execução, quando pensamos que a primeira casa de alguém é mais do que um amontoado de materiais de construção, notamos a importância de definir um valor prévio antes do início desta, para evitar que junto com a obra, se paralise também um sonho.
Conhecendo o valor, ao menos aproximado do custo da construção, o cliente poderá decidir, caso o valor que possua não seja o necessário para construir a casa dos seus sonhos - possa construir parte dela, que seja suficiente para que este saia do aluguel, ou para que possa alavancar maiores recursos para construir seu projeto completo, conforme foi planejado.

O Cliente chega no escritório e diz: "Assim, mais ou menos, quanto está o metro quadrado de uma construção?"

E ouve o famoso: "Depende!"

Sim, depende. Depende de alguns fatores, que é importante que se conheça previamente, pois temos vários padrões de obras e temos que comparar coisas semelhantes, para que a estimativa seja a mais real possível.
Afinal, que fatores são esses?

Responda as perguntas abaixo:
1. A obra é residencial? Comercial? Industrial?
2. Qual o número de pavimentos? É uma obra térrea (só com um andar)? É um sobrado (com dois andares? Mais de dois andares?
3. Qual o padrão de acabamento será usado? Simples, Médio ou Alto?
4. Seu terreno tem desnível? Será necessário aterro?

Onde encontro esse custo por metro quadrado?

Existem várias opções, uma delas é o CUB - Custo Unitário Básico, disponibilizado todos os meses pelo SINDUSCON, por região. Porém, o CUB desconsidera alguns itens em seu valor, que devem ser inseridos, para que você tenha o custo total de sua obra!

Os itens que não estão inclusos no CUB são:  fundações, submuramentos, paredes-diafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático; elevadores; aquecedores; bombas de recalque; ar-condicionado; piscinas; campos de esporte; paisagismo; impostos, taxas e emolumentos cartoriais; projetos; remuneração do construtor.


Ou seja, se pretende usar o CUB como referência para estimar o custo de sua construção, deverá fazer a seguinte conta:

Área da Obra x CUB (1) + Ítens Fora do CUB (2,3,4,5)

Se sua obra tem 120m² e o CUB de sua região, considerando o padrão da obra é de R$850,00/m² o custo de sua obra será:
1. Custo base CUB (R$850,00/m² x 120m²)       102.000,00
2. Projetos, Aprovações, Impostos e Taxas*         15.000,00
3. Fundação*            8.000,00
4. Muros e Portões*            7.000,00
5. Outros**         20.000,00
Custo total real da obra       152.000,00
Custo / m² real   1.266,67
Acréscimo em relação ao m² pelo CUB 49,02%



*Valores hipotéticos, apenas usados para fins didáticos neste exemplo Os valores de cada um dos itens, variam em função da obra, região, grau de complexidade, profissionais contratados e itens existentes na obra.
** Referente a despesas indiretas, remuneração do construtor, paisagismo, etc.


A conta acima, demostra um acréscimo de 49,02% em relação ao valor do CUB, claro que essa porcentagem de acréscimo dependerá de fatores variam de região para região, das condições do terreno, do tipo de fundação que será necessária, da legislação local entre outros.
Por isso o CUB exclui de seu valor estes itens, justamente devida a essa imensa variação.
E o exemplo acima, ainda não inclui piscina, ar condicionado, aquecedores, muro de arrimo entre outros itens que podem estar presente em sua obra e devem ser computados nessa etapa da estimativa de custos.

O cliente, muitas vezes chega com um valor por m² em mente, normalmente esta informação é baseada no CUB, porém desconhece que este indicador não incluir os itens apresentados acima, não caracterizando-se no custo por metro quadrado real da obra o que pode provocar a inviabilidade da obra ou sua paralisação, caso um orçamento específico de sua obra não seja realizado.

A Estimativa de Custos, é apenas um parâmetro inicial, usa dados históricos e comparação com projetos preliminares presentes no banco do orçamentista.

Os outros tipos de orçamento, crescente em termos de complexidade e de proximidade com o custo real de cada obra são:

Orçamento Preliminar 

Orçamento Analítico ou Detalhado


Que serão vistos a seguir.






Um comentário:

  1. Se precisar de orçamentos, consulte www.cinticonsultoria.com.br, ou nilton@cinticonsultoria.com.br

    ResponderExcluir